Branding Ambiental Corporativo: o que é e qual sua importância? - Alpina Digital Branding

19.11.2018

Branding Ambiental Corporativo: o que é e qual sua importância?

Já parou para pensar que o espaço físico da sua empresa pode influenciar diretamente na produtividade e na qualidade do trabalho desenvolvido por seus colaboradores? No post de hoje, explicaremos o que é e quais são as vantagens do Branding Ambiental Corporativo.

O QUE É BRANDING AMBIENTAL CORPORATIVO?

Você já visitou uma empresa e, no momento em que entrou no ambiente de trabalho, teve a sensação de que estava no lugar certo? Notou que o espaço físico daquela empresa parecia uma extensão natural de tudo aquilo que aquela marca representa? Pois bem, isso é resultado de um projeto de Branding Ambiental Corporativo.

Em poucas palavras, o Branding Ambiental Corporativo é a representação das características e da identidade de uma empresa no espaço físico em que ela se encontra. Ou seja, consiste na aplicação da personalidade de uma marca no seu ambiente corporativo, através de cores, frases, formas, materiais, sons e até mesmo aromas.

Projetos de Branding Ambiental Corporativo trabalham com os 5 sentidos:
Visual: através de cores, iluminação, estilo, formas de aplicar a marca no espaço físico;
Olfativo: através do aroma você pode fazer as pessoas lembrarem da sua marca;
Auditivo: a música envolve o cliente e permite que a identificação seja fácil, por despertar a sua memória;
Tátil: o contato com materiais de sua identidade visual, seus produtos e até mesmo móveis e elementos decorativos, possibilita que o cliente se identifique e possa conhecer um pouco mais do seu serviço ou produto.
Gustativo: oferecer um cafezinho, água, balinhas (e demais possibilidades), para o cliente.

Esse conceito vem ditando uma nova tendência na forma como as empresas transmitem seus valores e sua cultura para os clientes e, principalmente, para seus próprios colaboradores.

Um exemplo de projeto de Branding Ambiental Corporativo que podemos citar é o da Atua Sistemas de Informação, que foi desenvolvido para sua nova sede pela Alpina.

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Projeto de Sinalização e Ambientação da Atua Sistemas de Informação, desenvolvido pela Alpina.

Para que funcione bem, e represente de maneira efetiva as características da marca, um projeto de Branding Ambiental Corporativo exige a participação de diversos profissionais das áreas de arquitetura, design gráfico, design de interiores, design industrial, entre outras.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO BRANDING AMBIENTAL CORPORATIVO?

São inúmeras as vantagens que podem ser citadas ao falarmos sobre Branding Ambiental Corporativo, no entanto, possivelmente a maior delas seja promover o engajamento da equipe de colaboradores.

Todos sabemos que, para sermos mais produtivos, devemos estar em um ambiente agradável, propício para o exercício de nossas atividades e, principalmente, termos consciência do nosso propósito: por quê eu faço o que faço?

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É exatamente nesse ponto em que entra o Branding Ambiental Corporativo. Dentre outras coisas, a aplicação dessa estratégia no espaço físico da empresa pode utilizar os seguintes elementos:

História

A história da empresa pode servir para inspirar os colaboradores, e gerar o sentimento de pertencimento. Ela pode ser contada através de acontecimentos importantes, em uma linha do tempo, por exemplo.

Criatividade

O espaço físico de trabalho pode ser utilizado para gerar interação entre os colaboradores, fazendo assim com que sejam fomentadas novas ideias e o espírito de inovação.

Consciência

Outra forma de se utilizar o espaço, é como uma ferramenta de difusão de conhecimento, fazendo com que promova iniciativas por parte dos colaboradores.

Visão e Valores

Para promover a compreensão da direção que a empresa pretende seguir, e a forma como a mesma deseja se comportar no mercado, é possível engajar os colaboradores através da visão e dos valores.

Dentre os benefícios gerados por uma estratégia de Branding Ambiental Corporativo bem aplicada, podemos destacar os seguintes:

– Aumento na produtividade da empresa;
– Aumento na satisfação dos colaboradores;
– Diminuição na rotação de empregados (maior retenção);
– Clareza a respeito das características da organização.

Ou seja, além de ser uma excelente maneira de transmitir a cultura da empresa para os colaboradores através do espaço de trabalho, os projetos de Branding Ambiental Corporativo são capazes de melhorar a percepção dos mesmos a respeito da empresa da qual fazem parte, promovendo o engajamento e estimulando a busca por melhorias.

E aí, gostou do conteúdo? Que tal aplicar essa estratégia no seu negócio?

Raquel Vanz Machado

Arquitetura e Urbanista com especialização em Visual Merchandising, Consultora de Design de Ambientes pelo Sebrae, com visão jovem e apaixonada por arquitetura, realiza projetos criativos e com o foco na experiência de compra dos clientes.