O que é Visual Merchandising e como ele pode melhorar suas vendas?

11.09.2017

O que é Visual Merchandising?

Como a experiência de loja pode melhorar suas vendas.

No Brasil, o varejo é um dos setores que mais cresce atualmente. A profissão de visual merchandising pegou carona nesse crescimento, e vem conquistando seu lugar entre os grandes do mercado de trabalho. Mas afinal, o que faz um visual merchandising?

Visual Merchandising: viva a experiência

Na sua loja, o visual merchandising é aquele que irá pensar em tudo: vitrine, disposição da mobília e produtos, iluminação, sons e até mesmo nos cheiros! Tudo isso com um único propósito: envolver e encantar seus clientes.

Já foi-se o tempo que fazer compras era apenas ir até a loja e colocar produtos em seu carrinho. O processo de fazer compras hoje tornou-se uma experiência! E cabe ao VM fazer com que a experiência de compra de seus clientes seja a melhor. Mas como o Visual Merchandising pode fazer isso?

Como já dissemos antes, o VM pensará em tudo! Para isso, ele utilizará o design, arquitetura, decoração e as experiências sensoriais. Munido desses atributos, ele será capaz de criar uma personalidade para sua marca e tornar memorável a experiência de compra de seu cliente.

E lembre-se: quanto mais positiva a experiência de compra de seu cliente, mais ele retornará a sua loja. ❤

Certo! Agora vamos deixar a teoria de lado e dar uma olhada em 4 marcas que sabem bem o significado de experiência de compra:

Farm

A Farm, é uma marca br de roupas, com um conceito jovem e super identificada com as gurias do nosso país.

Sabe o que eles fizeram? Uma loja conceito, em São Paulo. Por lá, eles utilizaram o prédio de três andares para mostrar todo o lifestyle ecológico deles. As paredes são revestidas com plantas e existem um sistema de irrigação bem engenhoso.

O que é Visual Merchandising?

Melissa

Quem não conhece o cheirinho de Melissa pode parar de ler o texto.
~Brinks, continua por favor~. 🙃

A Melissa nada mais é do que uma loja de calçados de plásticos. Mas todo mundo ama. E por que todo mundo ama?
Porque você passa perto da loja e já sente aquele cheirinho gostoso e inconfundível!

Como a própria marca diz:
“Melissa é mais do que sapato.
É mais do que plástico.
É expressão criativa.”

Nesse momento você esquece que está comprando apenas um calçado de plástico. Você está comprando aquele calçado cheiroso e mais lindo do universo. Talvez a Melissa seja o principal exemplo de experiência de marca através do olfato.

O que é Visual Merchandising?

Ah, e se você quiser dar uma voltinha em 360° pela Galeria Melissa (que já tem 10 anos de muita arte) é só clicar aqui.

Anthropologie

Para não deixarmos os gringos de fora do nosso ~Top Cases VM 2017~, trouxemos a Anthropologie. Essa loja de departamento de luxo tem mais de 200 lojas em 3 países (o Brasil não é um deles). Voltada exclusivamente ao público feminino, os produtos vendidos por lá são roupas, acessórios e objetos para casa.

Sabe o que eles fizeram? Lojas que mais parecem casas, com a ideia de conforto acima de tudo. Nos mobiliários da “casa” ficam os produtos, sem deixar de lado as poltronas e sofás, para as clientes ficarem super confortáveis enquanto fazem suas compras.

O que é Visual Merchandising?

Deu pra sacar que toda essa experiência de compra reflete em uma marca que tem carinho e cuidado com o seu produto e com o seu cliente.

E se você tá pensando que o VM se aplica apenas para o público feminino, está muito enganado. Aqui na Alpina, desenvolvemos um projeto, com conceito de homem moderno, para a loja Man Soul.

Man Soul

Integrando a rusticidade com a modernidade realizamos um projeto de branding para empresa e assim aplicamos ela em todas as suas expressões.

O VM da Man Soul destaca o bom gosto do homem moderno, ao mesmo tempo que resgata suas raízes. Através de objetos com personalidade, geramos experiências sensoriais que trazem a essência de ser homem.

O que é visual merchandising - Man Soul

Man Soul: Confira o projeto completo clicando aqui. 😉

E aí, curtiu o texto? Que tal começar a trabalhar o visual merchandising da sua loja?