Como fazer sua marca valer mais? | Alpina Digital Branding

20.07.2017

Como fazer sua marca valer mais

Entenda porque você paga R$ 0,50 por um cafezinho na padaria da esquina e R$ 7,50 por um Starbucks.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que o seu cliente nunca compra um produto ou um serviço, ele compra uma MARCA. Como assim?!

Imagine que você tem que ir ao supermercado comprar sabão em pó, qual o primeiro produto que vem na sua mente? O sabão em pó da OMO, certo. E o mesmo acontece com o café da Starbucks quando a gente fala de um produto você rapidamente já associa uma marca a ele.

Outra coisa muito importante relacionado a marcas é que elas são formadas por dois diferentes “ativos”: ativos tangíveis e intangíveis.

Ativos Tangíveis

Ainda tendo como exemplo o cafezinho, tanto o café da esquina quanto o café da Starbucks são feitos com água, pó de café e vem servidos em um copo com a marca da empresa. Esses são os ativos tangíveis, as associações físicas do produto.

Branding: fazendo sua marca valer mais. A diferença de cada café.

Ativos Intangíveis

Já os intangíveis, representam 90% das decisões que nosso inconsciente toma por nós e é formado pela experiência de compra, ou seja, a sensação de um café saboroso e a vontade de mostrar para os amigos que você está tomando um café da Starbucks, de tirar uma foto e colocar no instagram.

Branding: fazendo sua marca valer mais. Starbucks

É por isso que, além de oferecer um café de qualidade, em um ambiente aconchegante, a Starbucks trabalhou com a sua marca, criando valores para ela e se posicionando positivamente na mente do seu cliente.Tá, já deu pra entender que a gente não compra só o café, e sim a marca e que ela é formada por ativos tangíveis e intangíveis, mas como a Starbucks fez isso?!

Utilizando B.R.A.N.D.I.N.G

E assim você não compra um café, você compra o conceito de toda a marca.

É aí, que a mágica da diferenciação acontece!

Mas afinal, o que é branding?

Branding é um conjunto de atividades que trabalham com a gestão de marca, e quando falamos em marca não é apenas do logo da sereia. É trabalhar com estratégias de marketing, investigação do mercado, criações, design, missão e filosofia. Todas essas atividades têm como foco atribuir maior valor simbólico para uma marca e não somente valor econômico.

Por isso, que na Starbucks todos os pontos de contato da marca com o consumidor são bem pensados e projetados para oferecer a melhor experiência de compra. Ela criou o conceito de “Terceiro Lugar”, ou seja, depois da sua casa e do trabalho, o lugar que você quer ficar é na Starbucks.

Oferecendo um café de qualidade, com excelente atendimento, em um ambiente acolhedor totalmente projetado com poltronas confortáveis, sofás, tomadas, internet e aroma de café, a ideia é fazer você passar a maior parte do seu tempo lá. São estratégias até simples, mas muito bem pensadas que fazem a Starbucks ser quem é hoje.

Assim o Branding, consegue garantir para a sua empresa:

Vantagens

1. Maior valor simbólico

O que permite você aumentar o valor dos seus produtos.

Branding: fazendo sua marca valer mais. Starbucks Coffee.

2. Maior lembrança

Sua marca estará no topo da lembrança do seu público, tornando você mais forte do que seus concorrentes.

Branding: fazendo sua marca valer mais. Vitrine Starbucks Coffee.

3. Fãs

Você fará dos seus clientes, seus fãs, que terão sua marca como status.

Branding: fazendo sua marca valer mais. Starbucks Coffee.

4. Objeto de desejo

Sua marca se tornará objeto de desejo e dificilmente será trocada por outra.

Branding: fazendo sua marca valer mais. Starbucks Coffee.

Bacana né?

E falando nisso deu até vontade de tomar um cafezinho.
Então, vem aqui na Alpina tomar um café com a gente enquanto conversamos sobre como trabalhar o branding da sua empresa. 😉