5 Ferramentas para avaliar o desempenho do seu site - Alpina Digital Branding

22.01.2018

5 Ferramentas para avaliar o desempenho do seu site

Certo. Sua empresa tem um site e você acha ele maravilhoso. Mas será que realmente é tão bom quanto você pensa? Como você pode descobrir se ele está cumprindo seu papel?
Foi pensando nisso que desenvolvemos este texto. Vamos te ajudar apresentando algumas ferramentas que te auxiliarão na análise de desempenho do seu site.

1. Google Analytics

Sim, ele mesmo. A mais famosa e utilizada ferramenta no mundo do marketing digital. O Google Analytics possui muitas funcionalidades. Para entendê-las por completo, sugerimos que você leia o post que fizemos aqui no blog sobre como interpretar os relatórios do analytics.

Mas caso você esteja com preguiça ~rsrsrs~, vou dar uma resumida aqui. Dentre outras funcionalidades, com o analytics você poderá obter dados demográficos e psicográficos dos seus usuários, canais através dos quais os mesmos chegam ao seu site, como se comportam nele, se estão entrando em contato ou efetuando compras, etc.

Caso você tenha interesse em saber mais a respeito da ferramenta, você também pode ler outro artigo aqui do blog sobre como as métricas do analytics podem alavancar suas vendas.

google-analytics

→ Acesse o Analytics Aqui

2. PageSpeed Insights

Outra ferramenta fornecida pelo Google. Ela permite que você teste a velocidade de seu site em dispositivos móveis e desktops. Além disso, também aponta os erros que estão ocasionando problemas de desempenho e sugere soluções.

Vale lembrar que a velocidade de carregamento do site é um dos elementos avaliados pelo Google na hora de definir o posicionamento das páginas nos resultados de busca. Essa velocidade depende de diversos fatores, como tamanho das imagens e do conteúdo de seu site ou até mesmo o servidor onde está hospedado.

De acordo com estimativas, acredita-se de 0,5 a 2 segundos seja a velocidade ideal para que um site seja completamente carregado.

pagespeed-insights

→ Acesse o PageSpeed Aqui

3. WooRank

Primeira ferramenta da lista que não foi desenvolvida pelo Google (marco histórico). Particularmente, utilizamos bastante esta ferramenta para ter uma noção geral de como estão os elementos que influenciam o rankeamento dos sites na página de resultados de busca.

O WooRank – que também tem uma extensão para o navegador chrome (recomendo) – analisa individualmente os principais elementos presentes em uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) e dá uma pontuação geral para seu site.

Com essas informações em mãos você saberá as melhorias que podem ser feitas para que seu site ganhe posições (e até mesmo páginas) nos resultados das buscas do Google.

woorank

→ Acesse o WooRank Aqui

4. SEMrush

Uma das ferramentas mais famosas de análise para SEO, e excelente para adquirir dados a respeito de sua concorrência. Isso mesmo. O SEMrush permite que você analise não apenas o seu domínio, mas também o de qualquer site da web.

Dentre as informações que podem ser coletadas através da plataforma estão: principais palavras-chave, volume de buscas, quantidade de backlinks, principais concorrentes, número de palavras-chave por posição no Google e até mesmo anúncios do AdWords que direcionam para o domínio em questão.

Como se isso não bastasse, você também pode pesquisar por palavras-chave individualmente, conseguindo dados como: volume de buscas, custo-por-clique (CPC) médio, principais palavras-chave relacionadas, anúncios que aparecem para a palavra-chave, etc.

A ferramenta é gratuita, mas possui limite de uso diário. Você pode optar por versões pagas para ter acesso a funcionalidades extra.

semrush

→ Acesse o SemRush Aqui

5. Search Console

O Search Console é mais uma ferramenta gratuita, disponibilizada pelo Google, para que você possa monitorar a presença do seu site nos resultados das buscas.

Através dela você poderá verificar os aspectos que podem estar ocasionando erros de rastreamento, fazendo com que sua empresa não seja encontrada da maneira que deveria.

Dentre outras funcionalidades, você poderá ver como o rastreador do Google está lendo suas páginas, o que as pessoas procuram que as levam até seu site, visualizar palavras-chave que mais fazem com que seu site apareça e identificar problemas de segurança.

google-search-console

→ Acesse o Search Console Aqui

Parabéns, agora você conhece cinco ferramentas amplamente utilizadas no mundo do marketing digital. Tendo domínio das mesmas e sabendo utilizar as informações que elas fornecem, certamente seu site estará no topo do everest.

Caso você tenha gostado das dicas, cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos que facilitarão sua escalada.

E nosso e-book sobre automação de marketing, já conhece? Sugiro que você dê uma olhada, pois contém dicas valiosas sobre o assunto. 🙂

Baixe agora: Guia de automação de Marketing Digital