Conteúdo para redes sociais: o que fazer com cada uma delas? - Alpina Digital Branding

05.09.2018

Conteúdo para redes sociais: o que fazer com cada uma delas?

Saiba como utilizar o que cada rede social tem de melhor e aproveitar ao máximo suas ferramentas.

Acessadas diariamente por milhões e milhões de pessoas, as redes sociais são uma grande oportunidade para os mais diversos negócios. E é justamente por isso que é super importante que o conteúdo que você posta seja adequado a cada uma delas. 😉

Quer entender melhor como funciona na prática? Então se liga nas próximas dicas. ↓↓

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🚨 Fique atento!

Cada rede social possui um perfil de pessoas que a utiliza e, consequentemente, elas exigem diferentes tipo de conteúdos e formatos. Saber o que é mais apropriado para cada uma delas é fundamental antes de investir em posts de conteúdos que podem não funcionar. É importante salientar que escolher a rede social adequada vai depender também de onde se encontra seu público.

Ou seja: sua marca não precisa estar presente em TODAS as redes.

São muitas as redes sociais que movimentam a internet: Facebook – talvez com os dias contados -, Instagram, Twitter, Linkedin, YouTube e Whatsapp são as principais delas. Vamos falar um pouco sobre cada uma (como manda o título) e te ajudar a entender melhor suas funções.

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1. Facebook

Atualmente é a rede social (mais amada e odiada da internet), que possui o maior número de usuários no mundo, passando de 2 bilhões.

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É através do Facebook que a maioria das pessoas busca encontrar serviços ou conhecer melhor uma empresa. Ter uma conta nesse meio é indispensável.

🚨 Importante: antes de definir os conteúdos, você precisa entender quem é o seu público (que também podemos chamar de persona). Então, antes de tudo, estude bem o perfil das pessoas que têm interesse no seu produto.

A partir daí é preciso trabalhar para gerar engajamento com a sua marca. E não vá achando que essa é uma tarefa fácil, uma vez que likes e compartilhamentos não são sinônimos de sucesso.

Uma das melhores coisas do Facebook é que ele permite a publicação de vááários formatos (gifs, vídeos, carrossel, textos, etc), isso te dá a chance de adequar um post de acordo com o conteúdo dele, deixando mais atrativo e interessante. Então aí vão algumas dicas:

• Foco no que é importante

Aposte em imagens (quanto mais limpas melhores), elas são uma ótima opção pois mostra de forma clara e sem dificuldade o conteúdo do post.
É importante frisar que o Facebook preza mais por imagens que contenham até 20% de texto em sua totalidade.

• Estimule a interação

Publicações que convidem os usuários a interagirem com a página também são legais, faça perguntas fáceis de serem respondidas, dê a eles a oportunidade de expressar suas opiniões e mostrar criatividade.

• Invista em vídeos

Vídeos ainda são as postagens mais vistas do Facebook, a reprodução automática é muito convidativa, e tem grandes chances de manter o usuário com o olho na tela.

• Esteja atualizado

Dê dicas, compartilhe links e, principalmente, se mantenha atualizado sobre os temas que estão em alta na internet. Ninguém quer ser aquele que compartilha informações que já não são novidades, muito menos “memes” que já estão saturados.

• Foco no resultado

Se você tem uma loja/e-commerce, cada post deve ser uma “mini loja”. Apenas likes e comentários não levam a nada! Ao divulgar produtos, eles devem preferencialmente conter o preço, formas de pagamento. Isso facilita a vida do usuário. Além disso, o texto de apoio deve ter telefone, endereço para contato e o endereço do e-commerce. Assim fica muito mais prático para que o público entre em contato e tire possíveis dúvidas. 😉

2. Instagram

A ”garota dos olhos” dos influencers, o instagram é a rede social que mais se destaca quando se trata de engajamento, adquirindo cada vez mais usuários, e apresentando excelentes atualizações com frequência.

Conteúdos bons no Instagram (e em qualquer outra rede) são extremamente importantes, isso porque a ordem de publicações do feed dos usuários não aparece cronologicamente, mas sim de acordo com os interesses.

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• Feed organizado

Como o Insta é uma rede quase 100% visual, é importante trabalhar a imagem da sua marca antes de começar a utilizá-lo. Não estamos falando somente do logotipo da empresa, também é essencial manter o feed organizado e visualmente agradável. Evite publicar imagens que não têm harmonia umas com as outras.

• Use hashtags!

Esse jogo da velha se tornou um queridinho na internet, até já virou meme. #adoro #top Elas ajudam na divulgação e engajamento de conteúdos. Quando você utiliza alguma #, automaticamente linka o seu conteúdo com várias outras publicações que se relacionam com o assunto e assim consegue alcançar pessoas além do seu perfil.

Mas lembre-se: as hashtags devem ter uma REAL IMPORTÂNCIA.
Elas não devem ser utilizadas como uma forma de destacar alguma informação, por ex.: #lindos_bolos #tudo_de_bom #amo-oq-faço
= NÃO FAÇA ISSO!

• Everybody loves Stories 💞

Instagram Stories é tudo de bom! Essa ferramenta permite que você interaja e convide seus seguidores através de links, enquetes, boomerangs, use emojis, compartilhe sua localização, marque outros usuários, e várias coisinhas legais.

Mas, como tudo na vida: SEJA CAUTELOSO!
Lembra quando a Anitta não parava de fazer stories em português, inglês e espanhol? A gente sabe que com a carreira internacional os fãs podem ser dos mais diversos lugares, mas poxa, ~mó chato~.

• Aproveite ao máximo os Destaques

Uma forma legal de mostrar seu negócio é utilizando os Destaques, uma ferramenta recente do Instagram, que permite manter alguns Stories fixos no seu perfil. Aproveite essa função para mostrar seus produtos, sua empresa, a equipe, promoções, entre outras coisas.

Dica: No caso de promoções lembre-se sempre de manter tudo atualizado. Afinal de contas ninguém quer ser pego em uma promoção que já passou.

3. Linkedin

O Linkedin é uma rede social mais séria e voltada para o mundo dos negócios. Se você está inserido no mercado, seja como empresa ou como profissional, é muito importante ter seu perfil nessa rede.

O Linkedin gera oportunidades de carreira e ainda auxilia na consolidação das empresas no mercado.

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• Quando começar

Antes de começar a compartilhar conteúdos, é importante ter um bom número de seguidores no Linkedin, isso porque são essas pessoas que vão ver suas publicações, uma vez que a rede social dos negócios não usa de algoritmos, como o Facebook por exemplo.

• Seja frequente

Faça publicações frequentes. Publique sobre a empresa, sobre os valores e diretrizes dela, ofereça solução de problemas aos seus seguidores, motive-os a conhecer mais e engajar-se com sua marca.

4. Twitter

O verdadeiro berço dos memes.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a maioria dos conteúdos virais da internet vêm do Twitter, e não do Facebook. Geralmente os memes começam no Twitter, vão para o Facebook e aí se espalham pelas demais redes sociais, incluindo os famigerados grupos de família do WhatsApp.

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O Twitter é rápido, fácil e muito interativo. Provavelmente a rede mais atualizada da internet, as informações são compartilhadas instantaneamente. Por isso:

• Não tenha medo

Não tenha medo de fazer piadas e zoar junto com a galera, entrar na onda dos memes é quase uma regra para essa rede social.

• Faça amigos

No Twitter você tem a oportunidade de interagir de maneira ainda mais próxima e amigável com seu público, é uma chance de criar intimidade com ele.

• Comunique-se

Tem uma variedade de formatos. Você pode compartilhar imagens, vídeos, texto (com até 280 caracteres), e, um dos queridinhos dessa rede social, gifs. Além disso, é possível compartilhar um link junto ao seu tweet, convidando o público a visitar outra página e ler mais sobre o assunto.

5. YouTube

O ~lar doce lar~ dos youtubers.

Os conteúdos audiovisuais têm ganho grande enfatização e isso tende a crescer ainda mais. O YouTube é uma plataforma que tem participação nesse processo de valorização dos vídeos, isso porque, desde que foi criado, possui milhões de acessos diários e até já se tornou meio de trabalho pra muita gente -os famosos youtubers-.

Mas como essa rede social pode auxiliar no seu negócio?

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Já existem vários canais no YouTube de empresas que utilizam essa plataforma audiovisual para mostrar sua marca e aproximar-se do público. Vídeos são uma forma de conteúdo que permite juntar tudo (textos, imagens, sons, etc), e com isso se tem uma gama enorme de possibilidades.

• Conteúdos para o seu canal

Pode-se produzir making-ofs da sua empresa, gravar “vlogs” dando dicas ou apresentando algum assunto relacionado ao negócio, publicar os resultados dos seus serviços, depoimentos de clientes, entre outras coisas.

Além disso, tem-se a oportunidade de fazer parcerias com influenciadores digitais, já que grande parte deles se encontra no YouTube e são chamados de “youtubers”. É comum ver grandes canais de influenciadores fazendo indicação de marcas, seja nos seus canais ou em outras redes sociais.

6. WhatsApp

“Quem não se comunica, se trumbica!” ou melhor, quem não tem WhatsApp, não se comunica.

Ele já faz parte das nossas vidas e nos acompanha em todo lugar, literalmente, chegando a ser até um pouco assustador.
Quem usa essa “rede social” se depara com tudo. Tem um grupo de família, outro da turma da faculdade, outro do trabalho, outro dos amigos, outro disso e outro daquilo…

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Mas fora toda a zoeira que rola em grande parte das conversas, o WhatsApp é ótimo para empresas e clientes, pois através dele pode se ter contato direto e rápido.

E como compartilhar conteúdos através do WhatsApp?

Antes de tudo você precisa saber quem é o seu cliente e -obviamente- ter o contato dele. Se você tem o contato do cliente, isso quer dizer que sua marca já fez, ou faz, parte da vida dele, e consequentemente torna mais confortável o envio de conteúdos diretamente por uma rede tão pessoal.

• Diga adeus aos grupos

Assim como eu, você e também seus clientes já não aguentam mais grupos, principalmente de vendas. Uma dica para fugir disso é criar uma lista de transmissão para envio direto de informações ao seu público. Dessa forma, sua mensagem é enviada de maneira mais pessoal e intimista.

Envie cards com novidades sobre sua empresa, convites para eventos, parabenizar pelo aniversário ou outras datas especiais. Mostre que lembra dele e que ele faz parte do seu sucesso.

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Agora que você entende melhor sobre essas redes, coloque a mão na massa e aposte nelas. Entre as coisas mais essenciais para um negócio, estão as redes sociais.

Utilize-as a seu favor, e nunca se esqueça de estudar bem suas opções e necessidades. A internet é um espaço gigante e o seu público pode estar espalhado por vários lugares, entenda sobre ele antes de qualquer coisa.

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Laura Zorzo

Social Media, porém estagiária e consequentemente multifunções da Alpina. A louca da camisa xadrez, que veio do interior (do interior) e se encontrou na Publicidade. Curte fazer qualquer coisa que passe boas energias, principalmente sonhar acordada. :)