Como as métricas do Analytics podem ajudar a alavancar suas vendas?

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Como as métricas do Analytics podem ajudar a alavancar suas vendas?

01.12.2017

Como as métricas do Analytics podem ajudar a alavancar suas vendas?

Conheça a ferramenta do Google que lhe fornecerá informações valiosas sobre seus usuários.

Você conhece o Google Analytics? Se não conhece, deveria. Pois o Analytics é tão importante para sua estratégia de marketing digital como a Eleven é para a turma de Hawkins.

A ferramenta do Google permite que você tenha na palma de suas mãos conhecimento total sobre como os usuários da web interagem com o mesmo. Você só precisa acrescentar algumas linhas de código no seu site.

De acordo com o Google:

“O Google Analytics não apenas permite a você avaliar vendas e conversões, mas também apresenta informações atualizadas sobre como os visitantes usam seu site, como chegaram até ele e o que você pode fazer para que retornem.”

E como o Google Analytics pode te ajudar?

É simples. Para que você consiga desenvolver uma boa estratégia de marketing, você antes precisa conhecer o perfil de seu público. E é exatamente nesta tarefa que o Analytics te auxilia.

Na interface da ferramenta, as funcionalidades da mesma são divididas em quatro menus principais. Para que você as entenda melhor, explicaremos cada um desses menus individualmente:

1. Público

Aqui você encontra informações demográficas e psicográficas a respeito dos indivíduos que frequentam seu site. Como idade, sexo, interesses, localização e dispositivos que utilizam.

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Dados sobre público no Analytics

Como isso te ajuda: Conhecendo seu público, você terá base para traçar sua estratégia, determinando quais são as melhores formas de se aproximar dele e em quais mídias e formatos investir.

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O que você é, carinha? – Dustin

Infelizmente, Dustin não tinha os poderes do Analytics em mãos, e demorou para obter as informações que precisava.

2. Aquisição

Nesta sessão, você consegue visualizar os canais de onde seus usuários vieram (Facebook, Google, YouTube, mídia paga, etc.), assim como as palavras-chave que os mesmos utilizaram para encontrarem seu site.

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Dados sobre Aquisição no Analytics

Como isso te ajuda: Através das métricas de aquisição, você compreenderá quais das mídias pelas quais sua empresa se comunica estão sendo efetivas, podendo assim determinar se elas valem ou não o tempo e o dinheiro investido.

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Joyce tentava se comunicar com Will pelo telefone, mas essa estratégia de comunicação não foi muito efetiva, não é mesmo?!

3. Comportamento

Como o próprio nome já diz, a aba de comportamento te permite compreender como essa galera se comporta dentro de seu site. Que páginas mais acessam, quais termos utilizam em pesquisas internas, etc.

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Dados sobre Comportamento no Analytics

Como isso te ajuda: Os dados de comportamento te mostram se as engrenagens do seu sistema estão bem lubrificadas. Se por exemplo você possuir um e-commerce, estes dados irão indicar se existe algum problema no caminho que seus usuários percorrem até chegar nos produtos que desejam.

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Ele gosta de frio. – Will

Podemos dizer que o Will era um Analytics ambulante, pois através dele obtinham-se informações importantes sobre o monstro (ou o público-alvo, no nosso caso).

4. Conversões

Uma das funcionalidades mais interessantes do analytics. Através dela, você conseguirá contabilizar as ações realizadas pelos usuários que são valiosas para você, como por exemplo o número de contatos, vendas efetuadas e cadastros em newsletters.

Como as métricas do Analytics podem ajudar a alavancar suas vendas?
Dados sobre Conversões no Analytics

Como isso te ajuda: Através destas informações, você verificará se as estratégias adotadas por sua empresa estão dando retorno positivo ou negativo, te auxiliando a otimizar as mesmas para alavancar suas vendas e melhorar seus resultados.

Caso seu plano não esteja dando certo, não se desespere. Nem tudo está perdido. Basta fazer como o Jonathan e a Nancy, analisar seu objetivo de outras perspectivas e efetuar ajustes para acertá-lo em cheio.

Como as métricas do Analytics podem ajudar a alavancar suas vendas?

Quando as conversões começarem a aparecer, não precisa ficar envergonhado. Faça como o Jim e comemore!

Como as métricas do Analytics podem ajudar a alavancar suas vendas?

Ficou interessado(a)? Você pode se cadastrar gratuitamente no Google Analytics através deste link: https://analytics.google.com/

Ah, caso você ainda não tenha visto Stranger Things, sugerimos que você assista no Netflix e depois volte aqui para reler o texto e pegar todas as referências. 😉

Gostou do texto e quer mais dicas? Leia nosso post sobre remarketing, entenda o que é e porque você não deve desistir dos seus clientes.